Blog Nextgen

LGPD não é sobre dados é sobre pessoas

Por trás de cada bit de dados está um indivíduo, eu, você ou outra pessoa.

User Nextgen
29/07/2022

Portanto, se você está cansado de ler artigos falando sobre a LGPD como o novo regulamento oneroso ou um fardo que será a queda de sua organização se você não cumprir porque sofrerá multas ENORMES, então este é o único para você.

 

LGPD é sobre pessoas, seus clientes, seus prospects, seus fornecedores e seus funcionários, é sobre dados, seus dados, meus dados, seus dados e é sobre como nós comunicamos e interagimos nossas práticas de privacidade, é isso que ajuda a construir a reputação da marca e da organização.

 

O LGPD é a maior mudança na proteção de dados em mais de 20 anos e, na minha opinião, está bem atrasado. Agora vivemos em uma época em que todos estamos felizes em fornecer nossos dados pessoais quando solicitados sem questionar. A LGPD abrange tanto o setor privado quanto o público e está nos ajudando a proteger os dados na era digital.

 

LGPD é uma oportunidade

 

Sim, realmente é – é uma oportunidade de construir e fortalecer a confiança entre você e seus clientes, funcionários e fornecedores, LGPD traz RESPONSABILIDADE e TRANSPARÊNCIA, trata-se de ser honesto sobre por que e como você processa dados, é colocar privacidade no topo da agenda. ‘tratar os dados de outras pessoas, da maneira como você gostaria que seus próprios dados fossem tratados’

 

LGPD é incorporar uma cultura de privacidade em sua organização, treinar sua equipe, construir uma cultura de privacidade, mas como você faz isso?

 

O primeiro passo para a conformidade é realizar uma Análise GAP, que lhe dará uma visão geral de onde você está agora, uma avaliação do nível atual de conformidade da sua organização com a LGPD. Ela destacará as lacunas e ajudará você a identificar e priorizar as principais áreas que você deve abordar, usando seus recursos da melhor maneira possível.

 

Faça uma AUDITORIA DE DADOS, conheça os dados que você tem, como você os obteve? para que você usa isso? Quais são os períodos de retenção? Consentimento – seus dados são totalmente consentidos, você pode realmente dizer que cada um dos indivíduos em seu banco de dados disse “sim”? Como você está obtendo o consentimento?

 

Vamos pensar sobre sua base legal para o processamento – você está usando ‘CONSENTIMENTO’ se precisar mostrar como esse consentimento foi obtido – foi claro e inequívoco? Você processa “dados sensíveis”? Então esse consentimento deve ser explícito.

 

Você sabia que, como CONTROLADOR DE DADOS, você tem novas responsabilidades sob a LGPD, o ônus da prova agora é do controlador para mostrar por que os dados estão sendo processados ​​e, claro, existe o PROCESSADOR DE DADOS, como controlador de dados, você deve garantir que o processador que você usa é compatível com LGPD.

 

Você trabalha com terceiros, pode ser uma agência de marketing, um call center, uma agência de limpeza de dados, como o CONTROLADOR DE DADOS, você precisa verificar esses contratos, você precisa realizar a devida diligência em seus contratados terceirizados, lembre-se como o controlador, são seus dados – sua responsabilidade.

 

Se você ainda não conhece – reserve um tempo para conhecer os princípios de proteção de dados da LGPD.

 

A LGPD diz que todas as suas políticas e procedimentos devem ser escritos usando uma linguagem clara e fácil de entender – ou seja, você não deve precisar de um dicionário para linguagem obscura ou um diploma em direito para entender seus direitos! Com isso em mente – você precisa reescrever suas políticas e avisos?

 

Violação de dados – OK, então o pior aconteceu, todo o seu banco de dados foi hackeado – se você conhece seus dados, saberá instantaneamente o quão sério isso é. Assegure-se de ter um procedimento claro para lidar com isso – um procedimento QUE TODOS CONHECEM e é claro e CONHECIMENTO SOBRE O QUE DEVEM FAZER! Você tem simulações de incêndio – faça uma simulação de violação de dados! Saiba o que fazer, você tem apenas um prazo “razoável” desde que a violação seja encontrada para notificar o regulador e, se necessário, as pessoas cujos dados estão envolvidos.

 

Mas para onde tudo isso está levando? Bem, isso leva direto à sua REPUTAÇÃO.

 

Não importa quão grande ou pequena seja uma organização, você pode subir ou descer em sua reputação, uma boa reputação é valiosa, ela pode conquistar seus clientes O LGPD o incentiva a ser aberto e honesto.

 

A LGPD pode ajudar a construir o valor da marca

 

…em um mercado cada vez mais competitivo, a confiança é um forte diferencial”

 

Uma organização que pode definir a experiência do cliente e encontrar maneiras atraentes de conversar com os clientes sobre seus dados construirá confiança em sua marca. A confiança pode ser igual a maiores taxas de retenção e aquisição de clientes, o que resulta em aumento de receita e crescimento. Uma empresa que não se importa com os dados de seus clientes será vista como não confiável pelo consumidor mais experiente de hoje, isso pode causar danos catastróficos à sua reputação.

 

O LGPD pode agregar valor comercial

 

Use o LGPD como uma oportunidade para limpar seus sistemas e processos de gerenciamento de dados. O LGPD exige uma revisão de seu processamento de dados de ponta a ponta, dando à empresa a oportunidade de garantir que todos os processos estejam alinhados com o LGPD, permite que você, como empresa, garanta que, para o indivíduo, o acesso e o controle de seus dados sejam

Sua empresa precisa estar adequada à LGPD

A nova Lei Geral de Proteção de Dados trouxe mais garantias aos direitos à privacidade e à proteção de dados que, hoje, impactam o modo como as pessoas veem as empresas. Conta com a Nextgen para a realização do levantamento do nível atual de regularização da empresa, até uma consultoria completa, para implementação da LGPD na organização.